quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Volante da Ferrari F1 de 2012

Todo fã de Formula 1 fica impressionado com a aparência e funcionalidade do centro de controle de um carro moderno de F1, o volante.


Volante da Ferrari F1 de 2012


Eu particularmente acho que o da Ferrari é um dos mais bonitos e como todos os outros dispõe de inúmeros controles incluindo botões chaves rotativas e displays. O número total de controles excede 20 sendo a principal interface de controle da máquina, ficando de fora praticamente somente o acelerador e freio, pois até a embreagem é no volante.

Tem algum tempo comecei a pesquisar sobre o volante da Ferrari e consegui algumas informações sobre os controles e o design e decidi construir uma "réplica" em tamanho real com todos os controles funcionais, que possam interagir com um software simulador de F1, neste caso o R Factor.

Para a construção, utilizei materiais fáceis de encontrar e também que poderiam ser facilmente cortados e moldados, de forma a tornar o modelo com a aparência o mais próxima possível do volante original. Utilizei como base, chapas de MDF de espessuras entre 3 e 9 mm, sendo que formam moldados e montados de forma fatiada, facilitando a escultura das diversas camadas que compõem o perfil do volante.


Também utilizei acrílico para a construção dos botões e do display de informações ( SLI ). A maioria dos componentes formam recortados com Laser, para uma maior precisão na montagem e facilitar a moldagem.

Todas as peças foram desenhadas em Corel Draw sendo fies a escala 1:1, tendo como referência fotos e diagramas do volante original da temporada de 2012.

A eletrônica e o software ainda não estão prontos e serão construídos tendo como base um microcontrolador ATMEGA 16 da ATMEL.

Abaixo  as fotos até o estágio atual da construção. 


Todas as fatias em MDF e Acrilico, além de algumas das chaves e displays.

Detalhe dos Knobs moldados em chapas de acrílicos cortados a laser.


Display de informações SLI.

Caixa do SLI acabada

Fases da construção dos Knobs.

Painel frontal já moldado e com a base de primer.

Painel frontal, manoplas e SLI.

Detalhe da manopla.

Detalhes dos Knobs.

Painel frontal, já pintado e com as monoplas emborrachadas.

Detalhe co acabamento.

Manoplas emborrachadas.

Painel traseiro sendo moldado.

Alguns dos componentes do painel traseiro ( alavancas de cambio e embreagem e acoplamento ).

Disposição dos componentes do painel traseiro.





























         






9 comentários:

  1. que lindo trabalho...... aonde vc conseguiu comprar esta manopla ?

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  2. seria possível você disponibilizar os arquivos deste projeto ?
    abraços

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  3. Olá! Toda a construção foi feita em MDF e acrílico. As manoplas foram moldadas em MDF e emborrachadas. Abs.

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    1. Everaldo, desculpe o incomodo, estou construindo um volante réplica da Lamborghini Gt3 e estou meio perdido com relação em como emborrachar as manoplas, pode me dar uma idéia?
      já fiz até pesquisa de onde conseguir o polimero que é usado para fazer os volantes de verdade mas vai sair caro essa brincadeira e acho que por enquanto não preciso de tudo isso.
      agradeço antecipadamente seu tempo...

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    2. Procure por Emborrachamento a Frio - Plasti Film da Quimatic.
      abs.

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  4. Olá gostaria de lhe parabenizar pelo lindo trabalho, e saber onde vc comprou tdas as peças? Abs

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  5. Olá Everaldo.
    Estou vendo neste volante algumas peças feitas em plástico? Como vc. fez? Comprou prontas ou as moldou? Qual processo usou para isso?
    Obrigado.
    Euclides Rezende
    euclas@gmail.com

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  6. Trabalho impressionante, vc tem um contato

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